(11) 3571-0452

Certificação e Elegibilidade

Emitimos diversas certificações nacionais e internacionais.
Certificação 2BSVS - BIOMASS BIOFUEL SUSTAINABILITY VOLUNTARY SCHEME

Certificação 2BSVS – BIOMASS BIOFUEL SUSTAINABILITY VOLUNTARY SCHEME

O que é a Certificação 2BSvs?

A 2BSvs é uma certificação desenvolvida por um grupo de trabalho composto por representantes do setor de biocombustíveis sediado na França. A certificação 2BSvs é amplamente reconhecida na UE (União Européia) por atestar os produtores de biocombustíveis através de uma verificação detalhada da produção e coleta de biomassa dos produtores através da diretiva 2009/28/EC — denominada Diretiva sobre Energia Renovável (RED).

Além disso, a certificação 2BSvs possibilita e autoriza a venda de biomassa ou biocombustível sustentáveis a partir de cereais, como soja e milho, oleaginosas e outras colheitas e resíduos.

CERTIFICAÇÃO BONSUCRO

Certificação BONSUCRO

O que é a Certificação Bonsucro?

A Bonsucro é uma certificação desenvolvida pela Better Sugar Cane Initiative e internacionalmente conhecida no setor sucroalcooleiro. Esta certificação possui o objetivo de atestar o compromisso com a sustentabilidade ambiental e social dos produtores de cana-de-açúcar. Atualmente existem dois tipos de padrão de certificação Bonsucro: o Padrão de Produção e o Padrão da Cadeia de Custódia. Ambos os padrões, atuam em conjunto para garantir que a produção de cana-de-açúcar traga benefícios para as comunidades de produtores.

Os pilares da certificação Bonsucro são: compromisso social, ambiental e econômico, além de garantir que as empresas estão trabalhando com eficiência, com menos impacto ao meio ambiente e com controle de geração de resíduos.

A Geoflorestas realiza o Cálculo de CI através do modelo GREET 3.0 e fazemos a aplicação do pathway via AFP com o CARB.

Certificação California Air Resources Board - CARB LCFS

California Air Resources Board (CARB)

O que é a Certificação CARB?

A certificação CARB (California Air Resources Board) possui o objetivo de proteger a população dos efeitos nocivos dos Gases de Efeito Estufa (GEE) através de programas e ações para combater as mudanças climáticas. Possui o foco em automóveis e combustíveis limpos até a adoção de soluções inovadoras para reduzir as emissões de gases na atmosfera..

A Califórnia foi a pioneira em uma série de abordagens eficazes no desenvolvimento de programas eficazes com foco no ar, no clima, para a nação e o mundo. Neste contexto, o programa “The Low Carbon Fuel Standard” – (LCFS), tem como propósito o incentivo do uso de combustíveis mais limpos para incentivar a produção desses combustíveis, e portanto, reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Os padrões do LCFS são expressos em termos da “Intensidade de Carbono” (CI), através de uma avaliação de emissões de GEE de todos os combustíveis de transporte por meio de uma metodologia de Análise do Ciclo de Vida (AVC).

Certificação EPA RFS2 - United States - Environmental Protection Agency

Certificação RFS2/EPA

O que é a Certificação RFS2/EPA

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) administra o RFS e estabelece metas, chamadas obrigações de volume renovável (RVOs), que determinam quantos galões de partes obrigadas por biocombustíveis (refinarias / importadores) terão que se misturar com combustíveis de petróleo.

Os produtores e importadores devem se registrar no RFS da EPA para vender biocombustíveis nos EUA e gerar créditos de carbono, chamados Números de Identificação Renováveis (RINs).

Em 2013, a Geoflorestas se tornou a primeira e única empresa estrangeira a ser um Fornecedor QAP – Plano de Garantia da Qualidade no âmbito do programa RFS2 (EPA) (em parceria com o Programa QAP Weaver® – RIN – Integridade). Fale conosco e descubra como a Geoflorestas pode otimizar seu processo de certificação RFS2 (EPA).

Certificação METI do Japão - Ministry of Economy, Trade and Industry

Certificação METI (Japão)

O que é a Certificação METI?

A certificação METI são normas criadas pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) do Japão para a importação e entrada de biocombustíveis no país. As usinas que desejam exportar biocombustíveis para o Japão, como o etanol por exemplo, precisam atender as normas rigorosas estabelecidas pelo METI.

O Japão proíbe a importação de biocombustível produzido em áreas de desmatamento ou recém-utilizada como pasto (depois de Abril de 2012). Para atender as normas da certificação exigida pelo METI, é verificada a rastreabilidade do produto bem como toda sua cadeia produtiva. Além de não converter vegetação nativa em canavial, é preciso comprovar que as áreas de produção da matéria-prima já eram agrícolas ou sem florestas antes da data limite.

A forma mais promissora de atingir esse objetivo é mostrar qual era o uso da terra das atuais áreas produtoras de etanol antes de determinada data de corte e comparar com o presente. Ou seja, analisar a evolução temporal do uso e cobertura da terra para detectar as mudanças (análise da dinâmica da paisagem) e comprovar que as áreas de vegetação nativa permaneceram conservadas, através de tecnologia de Geoprocessamento, SIG e Sensoriamento Remoto.

A Geoflorestas utiliza geotecnologias e consultoria ambiental especializada para realizar a rastreabilidade de toda a cadeia produtiva para atender as normas exigidas pelo METI.

Logo Certificação Programa Renovabio

Renovabio

O que é a Certificação para o Renovabio?

O Renovabio uma nova política nacional para reconhecer o papel estratégico de todos os tipos de biocombustíveis (biodiesel, bioquerosene, etanol, biogás e biometano) na matriz energética brasileira.

O Brasil adotou uma meta de redução de 43% de (GEE) Gases de Efeito Estufa até 2030 comparado com as emissões de 2005 no Acordo de Paris de 2015. Para isso, o Ministério de Minas e Energia criou o Programa Renovabio.

O papel da Geoflorestas nesta certificação é oferecer a Análise de Elegibilidade para os produtores de biocombustíveis atender os critérios determinados pelo programa para atingir a Nota de Eficiência Energético-Ambiental (NEEA). Com a usina certificada por uma certificadora, a usina está pronta para emitir o Crédito de Descarbonização (CBIOS). O CBIOS será negociado na Bolsa de Valores para os distribuidores efetuarem a compra.

Para facilitar o processo de certificação da usina no Renovabio, fornecemos a Plataforma Renovar para consolidar, organizar e otimizar todo o processo de certificação e auditoria*.

Pensando na otimização do time da usina, a Geoflorestas desenvolveu a RenovaCalc Automática. Ela integra o sistema ERP da usina ao módulo da RenovaCalc Automática para gerar a NEEA de forma rápida, precisa e sem erro humano.

Outras Certificações

Libere todo o poder do gerenciamento com a Plataforma Renovar

A Plataforma Renovar® foi projetada para tornar sua experiência muito mais rápida, fácil e inteligente. Com acesso total, você pode emitir e gerenciar os principais certificados listados acima bem como: FSC, RSPO (Rountable do Óleo de Palma Sustentável) e RTRS em uma única plataforma. Nossa plataforma geoespacial, juntamente com ferramentas de análise, permite que você tenha uma visão completa do seu negócio, imóvel rural e, especialmente, sua cadeia de produção.

Você pode gerenciar todas as informações através do seu PC, Smartphone ou Tablet.

Icon Plataforma RenovarQuero conhecer a Plataforma Renovar
Plataforma Renovar Geoflorestas - Certificações