fbpx
Rua Tutóia, 224 - 7º andar | Paraíso - São Paulo, SP + 55 (11) 3758.2452 - + 55 (11) 3571.0452   contato@geoflorestas.com.br
09/nov/2018

Pelo sexto ano consecutivo, auditoria atesta a conformidade da Marfrig com as práticas de preservação da Amazônia

Auditoria realizada pela norueguesa DNV-GL avaliou e testou processos de compra de gado da companhia nas regiões que compreendem o bioma amazônico.

São Paulo, 07 de novembro de 2018 – A consultoria internacional independente DNV-GL, especializada em análise de riscos empresariais e ambientais, elaborou um relatório que atesta a conformidade da Marfrig Global Foods com o Compromisso Público da Pecuária na Amazônia. O documento tem o objetivo de verificar as práticas aplicadas no combate ao desmatamento da floresta amazônica, a violência contra os povos indígenas e o uso de mão-de-obra análoga à escrava na região do Bioma Amazônia, que compreende os estados do Amazonas, Pará, Amapá, Acre, Rondônia, Roraima e partes do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.
A auditoria da DNV-GL avaliou as compras de animais feitas entre 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2017. Pelo sexto ano consecutivo, foi atestado que a Marfrig está em conformidade com o compromisso assumido em 2009. “A preservação do Bioma Amazônia é uma de nossas prioridades na área de sustentabilidade ambiental”, diz Eduardo Miron, CEO da Marfrig Global Foods. “Fomos a primeira companhia do setor a firmar o acordo com o Greenpeace e, mesmo após a ONG ter descontinuado o Compromisso Público da Pecuária em 2017, a Marfrig manteve as boas práticas de sustentabilidade e reforçou o combate ao desmatamento do Bioma Amazônia.”

A auditoria
A auditoria independente foi realizada em três etapas. A primeira delas avaliou o sistema de compra de gado e de bloqueio de fornecedores situados nas regiões do Bioma Amazônia que não cumprem os critérios socioambientais assumidos pela Marfrig. Foram realizados testes que simulavam a compra de animais de fornecedores que possuem restrições no Ibama ou no Ministério do Trabalho e Emprego. As simulações comprovaram que todas as unidades da Marfrig seguem a política de não adquirir gado de fazendas incluídas em áreas embargadas pelas autarquias.
Na segunda etapa, foram verificadas a qualidade e eficácia do sistema de geomonitoramento utilizado pela companhia, com testes, análises geoespaciais e apresentação de todos os processos para a obtenção dos dados. Na terceira e última fase, a DNV-GL checou a regularização ambiental e fundiária da cadeia de fornecedores. Ficou comprovado que todos estão em situação regular, consequentemente não infringindo nenhum dos critérios socioambientais assumidos pela Marfrig para sua cadeia de fornecimento de animais.

“Desde 2012, a Marfrig é a única empresa a ter 100% de conformidade em todas as auditorias referentes ao Compromisso Público da Pecuária na Amazônia”, afirma Miron. Esse resultado reflete nosso empenho com as melhores práticas ambientais.”

SOBRE A MARFRIG GLOBAL FOODS
A Marfrig Global Foods é uma das companhias líderes em carne bovina no mundo. Com operações no Brasil, no Uruguai, no Chile, na Argentina e nos Estados Unidos, é reconhecida por sua atuação sustentável e mantém projetos pioneiros para preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. A companhia processa e comercializa carne in natura, pratos prontos à base de carne bovina, produtos derivados de carne e couro para os mercados doméstico e internacional. Emprega cerca de 30 000 pessoas, distribuídas em 22 unidades de abate de bovinos em operação, oito unidades de processamento, oito centros de distribuição e escritórios comerciais localizados na América do Sul, na América do Norte e na Ásia.

× Falar com um Geoespecialista