(11) 3571-0452

Um marco em sua história: Geoflorestas é a quarta empresa a participar do Programa Adote um Parque.

Um marco em sua história: Geoflorestas é a quarta empresa a participar do Programa Adote um Parque.

Por do Sol da Reserva Chocoaré-Mato Grosso. Geoflorestas é a quarta empresa a participar do programa adote um parque

A Geoflorestas reforça seu compromisso com o meio ambiente ao participar do Programa Adote um Parque.

 

O Programa Adote um Parque

O Adote um Parque é um programa que foi lançado pelo Governo Federal através do Ministério do Meio Ambiente, por meio de DECRETO Nº 10.623, em fevereiro deste ano, para atrair recursos necessários a custear a manutenção das unidades de conservação federais de todo o país.

Nesta primeira fase, o programa beneficiará 132 parques da Amazônia Legal, que representam cerca de 15% do território de todo o bioma. O Brasil possui, atualmente, segundo o Ministério do Meio Ambiente, 334 unidades de conservação federais, várias delas com grande potencial turístico.

Nesta quinta-feira (25), a Geoflorestas® junto ao Ministério do Meio Ambiente, assinou o protocolo de manifestação de interesse em participar do Programa Adote um Parque. O evento contou com a participação de Marcos Leandro Kazmierczak, da Geoflorestas, do Secretário André Germanos e do Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles.

Cerimônia do Programa Adote um Parque - Geoflorestas adota a Unidade de Conservação Reserva Extrativista Rosex Chocoaré-Mato Grosso. Na foto. Marcos Leandro e Ricardo Salles

O protocolo assinado permitirá a Geoflorestas® adotar a Reserva Extrativista Chocoaré-Mato Grosso, localizada em Santarém-Novo no estado do Pará. O valor de mais de R$ 140.000,00 (incremento de mais de 53% no orçamento anual da UC) será investido em diversas ações prioritárias de preservação e conservação da Resex.

A Reserva Extrativista Chocoaré-Mato Grosso

A Reserva Extrativista Chocoaré-Mato Grosso está localizada no estado do Pará e foi criada em 2002 possuindo 2.783 hectares. Atualmente, é uma área utilizada por populações extrativistas tradicionais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte.

Tem como objetivos básicos proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, bem como assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade.

Características da Reserva Chocoaré-Mato Grosso

  • Espécies típicas de manguezal: Mangueiro, Siriúba, Tinteira. Mangue de botão. Cipós e espécies típicas de áreas úmidas, igapós, matas ciliares, entre outras.
  • O relevo predominante é plano a suavemente ondulado, com variação altimétrica insignificante, apresentando na sede aproximadamente, 30m de altitude, acima do nível do mar.
  • Nas áreas de terra firme, os solos predominantes são classificados como Latossolo, seguidos pelos Argissolos. Nas áreas aluviais, estão presentes os Neossolos, indiscriminados e de manguezais.
  • O Rio Maracanã é o principal acidente hidrográfico. Curso bastante sinuoso. Serve de via de acesso para os Municípios vizinhos (Igarapé-Açú e Maracanã) e como fonte de recurso pesqueiro, para consumo e venda no município.

Diagnóstico Ambiental da Reserva Chocoaré-Mato Grosso

  • Sem garimpo
  • Recuperação de 19,71 hectares de Floresta (2009-2019)
  • Desmatamento de 26,82 hectares de Mangue (2009-2019)
  • Focos de queimadas: apenas 10 focos em 10 anos (todos fora da UC)
  • Grande potencial turístico
  • Maior contínuo de mangue do planeta
  • Usuários tradicionais
  • Desafios: ordenamento pesqueiro e do uso público

 

Unidade de Conservação Reserva Extrativista Chocoaré-Mato Grosso Pará

Ações Prioritárias da Geoflorestas para com o Adote um Parque

A Geoflorestas® assumirá o compromisso de fornecer e contratar serviços de consultoria ambiental especializada e tecnologia de ponta nas seguintes ações prioritárias já mapeadas junto ao ICMBio:

Ações Prioritárias da Geoflorestas dentro da Reserva Choaré-Mato GrossoAções Prioritárias da Geoflorestas dentro da Reserva Choaré-Mato GrossoAções Prioritárias da Geoflorestas dentro da Reserva Choaré-Mato GrossoA Geoflorestas e o seu compromisso com o Programa Adote um Parque

A Geoflorestas® reforça seu compromisso em oferecer tecnologia de ponta e consultoria ambiental especializada para transformar o futuro dos 2.783 hectares da Reserva Extrativista Chocoaré-Mato Grosso, em Santa Novo (PA).

Somos guardiões do meio ambiente. #somosgeo

Adicionar Comentário

*Por favor, preencha todos os campos corretamente

Notícias Relacionadas

Saiba tudo sobre o Programa Floresta + Programa Floresta Mais - Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)